Projeto

O Estado em rede: a governança espacial das políticas públicas na Espanha

Como as agências responsáveis pelo fornecimiento de políticas públicas estão conectadas entre sí? E como esses vínculos constituem uma rede de gestão política no território que se completa, relativiza e contrapõe à divisão territorial entre Estado central e unidades descentralizadas? Para entender esta dinâmica, o projeto “O Estado em rede” (the network State) pretende desenvolver um sistema de representação e mensuração da importância relativa dos municípios espanhóis em uma rede integrada de gestão pública.

Pretende-se, portanto, desenvolver indicadores do peso relativo de cada localidade em termos da gestão pública na Espanha considerando (com um mesmo critério e método de classificação) a posição que cada município ocupa em várias redes de gestão de política setorial na Espanha. Tais informações serão sistematizadas a partir da análise da estrutura de gestão de oito políticas públicas de alcance nacional: previdência social, saúde, trabalho, obras públicas, fazenda, segurança pública, defesa e justiça. Para cada uma destas, será organizado um conjunto de indicadores sobre:

  • a localização dos diferentes níveis de administração de cada política (agências, delegações, diretórios provinciais, etc.);
  • a qual unidade hierarquicamente superior está vinculada cada localidade; e
  • a intensidade dos fluxos entre centros de gestão de serviços públicos.

A metodologia empregada será composta pela análise de registros oficiais e dados censais por meio de diferentes técnicas de pesquisa. Utilizar-se-ão, entre outras técnicas, a análise multivariada e a de redes sociais, combinadas com técnicas e modelos espaciais e de representação visual (gráficos e mapas). Por essa mesma razão, este projeto está centrado em dois métodos de apresentação e interpretação dos resultados. De um lado, possui uma dimensão fortemente visual que facilita a exploração e o reconhecimento de padrões nas redes de gestão de políticas. De outro, estará fundamentado em técnicas estatísticas mais sofisticadas de análise de dados para estabelecer relações e conclusões sintéticas sobre a estrutura dos serviços.

Os resultados concretos que se desejam alcançar no final do projeto são os seguintes:

  • Uma base de dados a nível municipal sobre a gestão pública na Espanha e de cada uma das sete políticas por separado: previdência social, trabalho, saúde, obras públicas, fazenda, segurança pública e justiça.
  • Uma página de internet que divulgue de forma fácil e para um público amplo, os resultados da pesquisa.
  • A publicação de artigos acadêmicos e do Atlas das Redes de Gestão Pública na Espanha

Este é um projeto produto da colaboração entre CompassLab e a Área de Ciência Política e da Administração da Universidade de Salamanca.

  • Título:O Estado em rede: a governança espacial das políticas públicas na Espanha.
  • Categorias:Políticas Públicas, Redes de Gestão, Política Subnacional, Localidades, Espanha
  • Técnicas: Web Mapping, Análise Espacial, Análise de Rede, Tipologias de redes
  • Pesquisadores: Rodrigo Rodrigues-Silveira (coord.), Hugo Marcos Marne, Ignacio Paredero Huerta e Fernando Pinto Hernández
  • Duração: 2016-2021
  • Sigla: NetState

Nota

Visite o portal do projeto "O Estado em rede: a governança espacial das políticas públicas na Espanha."(ainda em construção)

Projetos

Compasslab

Mapping Social Sciences

Laboratório de análise espacial aplicada às ciências sociais.

Paseo de Tomás y Valiente, s/n 37007, Salamanca, Espanha

compass@usal.es

+34 923 29 44 00