Nosso trabalho

Nosso trabalho


A primeira linha de atuação fundamental do laboratório consiste na análise eleitoral e todas as aplicações relativas às dinâmicas políticas de seleção de lideranças, sistemas partidários, campanhas eleitorais e temas vinculados. Na área, dispomos não só de informação, como também de expertise no tema que podem ser aplicados de modo muito produtivo em uma perspectiva espacial.
A segunda linha de atuação está centrada na análise e avaliação de políticas públicas. Nesta linha enfocamos a conectividade das redes de serviços públicos, as desigualdades espaciais no fornecimento de tais serviços e o desenvolvimento territorialmente desigual das capacidades e infraestruturas do Estado. Algumas aplicações adicionais incluem a localização de infraestruturas e a análise de suas áreas de influência e impacto. Questões como qual é o lugar ótimo para construir uma escola ou um hospital são o alvo dessas estratégias de análise (location analytics e geodemografia).
Por demografia política entendemos aquele ramo das ciências sociais dedicado a entender um conjunto bastante amplo de fenômenos sociais que incluem desde a desigualdade e estratificação sociais; os fluxos econômicos e sociais; a violência; assim como os padrões de organização social no espaço (a geodemografia). O propósito central desta linha é desenvolver um enfoque de gestão pública para a geodemografia, adicionando a dimensão espacial às análise e avaliações de políticas públicas.

Vantagens e Sinergias

O laboratório, tal e como está desenhado, possui múltiplas vantagens, derivadas das sinergias entre ciências sociais e análise espacial. Entre elas encontram-se: a multidisciplinaridade acadêmica e profissional, a possibilidade de transferência do conhecimento acadêmico a instituições e empresas, assim como a possibilidade de atuação en um contexto nacional e internacional.

  • Transferência do saber especializado e imparcial universitário para a sociedade.
  • Capacidade para expressar, resumir e representar graficamente dados e fenômenos sociopolíticos de alta complexidade.
  • Aposta decidida pela pesquisa, inovação e pelo desenvolvimento técnico e tecnológico.
  • Multidisciplinaridade acadêmica e profissional, em um projeto com vocação de futuro.
  • Universidade de Salamanca como garantia de qualidade e inovação para Iberoamérica.

Inovamos

Avançamos no conhecimento por meio do desenvolvimento de técnicas para a análise social e para as políticas públicas.

Ensinamos

Capacitamos pesquisadores em análise espacial e formamos estudantes em técnicas valorizadas no mercado de trabalho.

Assessoramos

Oferecemos nosso conhecimento, técnicas e análises à comunidade acadêmica, entidades públicas, partidos, ONGs e empresas.

Compasslab

Mapping Social Sciences

Laboratório de análise espacial aplicada às ciências sociais.

Paseo de Tomás y Valiente, s/n 37007, Salamanca, Espanha

compass@usal.es

+34 923 29 44 00