Nosso trabalho

Docência e Capacitação


Formação básica

Oferecemos a nossos alunos cursos básicos de introdução à análise espacial e outras técnicas de análise de dados.

Cursos avançados

Para aqueles que já conhecem as ferramentas básicas, disponibilizamos cursos de técnicas mais avançadas.

Formação à medida

Cursos destinados a um público concreto, atendendo necessidades específicas de um setor.

Práticas

Fornecemos uma formação metodológica sólida aos alunos que colaboram nos projetos do laboratório.

Experiência

Em CompassLab temos uma ampla experiência em docência universitária em análise espacial.

Nossos cursos estão orientados a facilitar aos estudantes uma ampla gama de conhecimentos práticos nas técnicas de análise espacial aplicada às ciências sociais.

  • Cartografia e mapas nas ciências sociais.
  • Espaço, Poder e Sociedade na América Latina.
  • Introdução à Análise Espacial utilizando R.
  • Redes Sociais e Espaço.

Nossos Cursos

Espaço, Poder e Sociedade na América Latina

Este curso pretende oferecer uma visão panorâmica sobre a análise espacial na América Latina desde diferentes perspectivas oriundas das ciências sociais e humanas. Com tal finalidade, serão introduzidas análises espaciais com um enfoque nas dinâmicas do voto e da política nos países da região, na matriz econômica e no desenvolvimento econômico desigual, assim como na cartografia participativa, empregada cada vez mais por movimentos sociais e étnicos como técnica de empoderamento e debate público. Também será incorporada a geografia das representações culturais e dos grupos étnico-lingüísticos presentes na região.
Este curso está destinado àquelas pessoas interessadas nos estudos dos aspectos espaciais em diversos campos das ciências sociais na América Latina.

Requisitos prévios: não se exigem conhecimentos prévios.

Duração: 20 horas.

Temário:

  • Mapeando América Latina: A análise espacial nas ciências sociais e sua difusão na América Latina.
  • Estado, território e poder
  • Desenvolvimento econômico desigual e políticas públicas
  • Cartografia participativa
  • Espaço e cultura

Este curso será realizado entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2016 no Instituto de Iberoamérica da Universidade de Salamanca.

O programa do curso pode ser encontrado aqui.

Cartografia e Mapas nas Ciências Sociais

O curso tem como objetivo oferecer um marco metodológico básico para a análise das questões sociais desde uma perspectiva espacial. Nesse sentido, consiste em um curso de formação predominantemente introdutória e metodológica, com vistas tanto a familizarizar os alunos na análise da dimensão territorial dos fenômenos sociais como fornecer-lhes os instrumentos necessários tanto para incorporar o território em seus trabalhos científicos como para interpretar as publicações especializadas na área. Espera-se que, no final do curso, os estudantes estejam capacitados para incorporar informações de distintas bases de dados a um instrumento básico de análise espacial e que apresentem condições para continuar com o seu desenvolvimento na área de modo autônomo.
Este curso está destinado àquelas pessoas interessadas nos conceitos e métodos básicos de análisis espacial aplicados às ciências sociais.

Requisitos prévios: Recomendam-se (ainda que não sejam obrigatórios) conhecimentos básicos de estatística e de programas como Excel ou pacotes estatísticos como o SPSS.

Duração: 20 horas.

Temário:

  • Fontes e preparação de dados para a análise espacial
  • A visualização espacial dos dados (mapas, histogramas, etc.)
  • As principais operações utilizando dados geográficos
  • A análise exploratória de dados espaciais
  • A noção e os diversos tipos de vizinhança
  • A autocorrelação e clusters entre unidades espaciais

Este curso será realizado entre os dias 14 e 18 de março de 2016 no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil).

Geografia Eleitoral: Aplicações e Métodos

Este curso intensivo tem o objetivo fundamental de introduzir a geografia eleitoral, descrevendo os seus debates centrais e os métodos mais empregados pelos pesquisadores neste campo. De modo mais específico, trata-se de fornecer aos estudiantes as capacidades para identificar:

  • Alguns dos conceitos-chave desta (sub)disciplina
  • O seu desenvolvimento teórico no tempo e suas principais escolas
  • Os métodos utilizados de forma mais recorrente nas análises

Ademais, as ferramentas e dados utilizados no curso são introduzidos brevemente, o que exigirá somente um conhecimento rudimentar dos Sistemas de Informação Geográfica.

Este curso está destinado a estudantes, pesquisadores, assessores de campanhas eleitorais e jornalistas interessados nas técnicas de previsão e análise espacial aplicada às eleições.

Requisitos prévios: Recomenda-se possuir conhecimentos básicos de estatística e familiaridade com sistemas eleitoriais, assim como com programas como Excel ou pacotes estatísticos como o SPSS ou o R.

Duração: 40 horas.

Temário:

  • O desenvolvimento da geografia eleitoral
  • De mapas a análises espaciais do voto
  • A espacialidade da representação política
  • Voto e características socio-demográficas
  • Escala, localização e previsão eleitoral

Disciplina oferecida a grupos fechados.

Para mais informação, entre em contato conosco: compass@usal.es.

Mapas e Análise Espacial usando R

Este curso constitui um desenvolvimento de "Cartografia e Mapas nas Ciências Sociais". No entanto, enquanto o primeiro curso está baseado na introdução à conceitos espaciais utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG), este curso avança em termos de produtividade por meio do uso do programa estatístico R.

Aqui enfatizamos como combinar a estatística com os SIG com o propósito de aumentar a produtividade. A maior parte da análise espacial está centrada nas geoestatísticas. Os paquetes SIG são muito limitados quando se trata de manipular dados e empregar diversos modelos estatísticos espaciais. O R permite superar tais limitações ao mesmo tempo em que fornece uma plataforma para a cartografia básica e a criação de mapas exploratórios e visualizações espaciais inovadoras (particularmente quando combinamos mapas com outros gráficos estatísticos).

Este curso está destinado a estudantes, pesquisadores e outros interessados no aumento da produtividade na análise de dados e na análise espacial aplicada às ciências sociais.

Requisitos prévios: Recomenda-se possuir conhecimentos básicos de estatistica, assim como de programas como Excel. É imprescindível possuir conhecimentos básicos de R.

Duração: 20 horas.

Temário:

  • Conceitos generais e representação de fenômenos sociais no espaço
  • Fontes e preparação de dados
  • A confecção de mapas
  • Análise geográfica de fenômenos sociais
  • Análise estatística de padrões sociais no espaço

Disciplina oferecida a grupos fechados.

Para mais informação, entre em contato conosco: compass@usal.es.

Introdução à Análise de Dados Sociais com R

Este curso oferece aos estudantes uma introdução às técnicas básicas de análise social, utilizando o pacote estatístico R como plataforma. O seu propósito é fornecer uma perspectiva geral sobre o que pode ser entendido como dados, bases de dados, as principais técnicas de análise utilizadas nas ciências sociais e como aplicá-las no ambiente R. Além disso, empregaremos os recursos gráficos de alto nível disponíveis no R - uma de suas características destacadas - para examinar as estratégias desenhadas para formatar, organizar e apresentar dados em um formato acadêmico e orientado a políticas adequado à publicação de livros, relatórios e artigos de revista.
Este curso está destinado a estudantes, pesquisadores e outros interessados na utilização do pacote estatístico R na análise de dados sociais.

Requisitos prévios: Recomenda-se possuir conhecimentos básicos de estatistica, assim como de programas como Excel ou pacotes estatísticos como o SPSS.

Duração: 20 horas.

Temário:

  • O ambente R e a construção de bases de dados
  • Análise exploratória de dados sociais
  • Gráficos com R
  • Testando hipóteses, encontrando padrões, marcando diferenças
  • Estabelecendo relações causais

Disciplina oferecida a grupos fechados.

Para mais informação, entre em contato conosco: compass@usal.es.

Compasslab

Mapping Social Sciences

Laboratório de análise espacial aplicada às ciências sociais.

Paseo de Tomás y Valiente, s/n 37007, Salamanca, Espanha

compass@usal.es

+34 923 29 44 00